quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cultura da Paz no Programa Saúde na Escola da Área Programática 2.2

A CAP 2.2, campo de estágio de Paula Peixoto, recebe todas as fichas SINAN com o eixo na Violência dos hospitais, policlínicas, SMS,..., cobertos pela área 2.2, e através dessas fichas e por meio reclamações realizadas pelos diretores de escolas, pais de estudantes, viu-se a necessidade do Serviço Social estar presente no Programa de Saúde na Escola, a fim de garantir o direito à dignidade humana. Relatarei brevemente o que é esse programa, e o que nós do estagiários e profissionais da área estamos realizando dentro do mesmo.

O Programa Saúde na Escola (PSE), lançado em setembro de 2008, é resultado de uma parceria entre os ministérios da Saúde e da Educação que tem o objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino, construindo desta forma, uma cultura de paz nas escolas. 

O programa está estruturado em quatro blocos, estamos inseridos na execução do segundo que trata da promoção da saúde e da prevenção, onde serão trabalhadas dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.

Existem formas de violência que parecem não ter jeito de ser resolvidas. Mas acredite, sempre tem. A violência pode acontecer dentro de casa, com maus tratos físicos, abuso sexual e psicológico, negligência por partes dos responsáveis. E pode acontecer fora, como nos casos de trabalho e prostituição infantis, violência nas escolas ou nas ruas, etc. 

A Escola é um espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde. Por ser um lócus de inclusão e covivência de diversidade, é fundamental na construção da cidadania. Reconhecer a violência é o primeiro passo para criar meios de enfrentamento a fim de concretizar tal cidadania assegurando a todos o preparo básico para a vida em um mundo melhor. Não deixe a violência começar. Mas, se ela começar, lembre-se: você tem meios de pará-la.”

E um desses meios de enfrentamento que pretendemos utilizar é arte cênicas, que após o primeiro contato entre a Assistente Social e seus estagiários com os estudantes de uma escola do Município do RJ abordando a temática do bullying, dados foram levantados, e foi percebido que há uma elevada quantidade de alunos insatisfeitos por sofrerem tal violência, além de outras. E será devido a esses dados que desdobramentos ocorrerão: proporcionaremos peças teatrais, articulado com a professora de teatro da escola, que tem o eixo temático na promoção de paz, onde os próprios estudantes serão autores e protagonistas, e , ao se identificarem nas estórias e nos personagens farão reflexões e terão possíveis mudanças comportamentais. Nosso objetivo é integrar, envolver cada estudante dentro dessa cultura, sobretudo aqueles que possuem um quadro de violência exacerbado. E para que tal atividade tenha um maior impacto na vida desses estudantes, a colaboração de professores é importantíssima. 

Baseado nas aulas de Técnicas Interventivas, podemos observar que outra alternativa instrumental para o enfrentamento, é a visita dominiciliar, que ao ser acionado por meio de denúncias provindas das Unidades Escolares, o Serviço Social faz as visitas domiciliares a fim de compreender as condições sócioeconômicas e sanitárias e identificar veraciadade nas denúncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário